1º SIIF – Simulação das Organizações Internacionais.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

O IFC- Fraiburgo, realizará no dia 01 de outubro próximo, o 1º SIIF – Simulação das Organizações Internacionais, organizado pelo campus Fraiburgo e com participação de alguns campus do Instituto Federal. O Projeto visa trabalhar com estudantes dos Campus do Instituto Federal Catarinense , buscando fomentar a educação e a cultura dos jovens. Para isso, estimularemos a criatividade e a inovação por meio do intercâmbio entre os campus e a comunidade. Daremos enfase a práticas como o consumo consciente, a responsabilidade social, valores com a tolerância e a não discriminação de minorias, são meios de desenvolver uma sociedade mais prospera e justa. Tais valores, tão presentes nos princípios das Organizações Internacionais com as quais trabalhamos, estão presentes nos ensinamentos que o SIIF procurará proporcionar. O Objetivo geral desse projeto é simular os processos de tomada de decisão dos principais foros de debates de Organizações Internacionais. Procurando estimular o debate e a reflexão sobre temas de interesse global, incentivar a elaboração de textos, treinar a oratória, promover o aprofundamento de temas pertinentes as provas do ENEM, Promover a integração entre alunos dos Campus da rede federal e ainda estimular a reflexão sobre a desigualdade no mundo.

Marcelo da Silva, professor de geografia do Campus Fraiburgo e idealizador do evento, fala que o modelo de simulação de organizações internacionais é realizado por diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Nos Estados Unidos, Harvard é considerada a maior organizadora de simulações. Elas são realizadas na própria Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque e atraem centenas de estudantes interessados não apenas nas temáticas previstas, mas também no funcionamento administrativo da maior organização internacional do mundo. Já no Brasil, a Universidade de Brasília

(UnB) é referência nesse projeto, nas últimas edições, a UnB contou com a participação de mais de 500 pessoas envolvidas, entre alunos e professores.

O evento contou com a colaboração dos professores Rodrigo Cabral, que trabalhou a produção textual em suas aulas de Língua Portuguesa. Marcelo salienta, que seu objetivo é que para o ano de 2017, todos os campus do IFC participem deste evento.