Crianças concluem participação em oficinas de programação e robótica no campus Fraiburgo

quarta-feira, 21 de junho de 2017

No último dia 20 de junho, uma turma de 27 crianças do 6º. e 7º. anos do Ensino Fundamental de escolas de Fraiburgo concluíram a participação nas oficinas de programação e robótica na terceira turma do projeto de extensão “Programação o Futuro: escola de programação de computadores para crianças e adolescentes”. Durante as oficinas de programação e robótica, realizadas em maio e junho deste ano, as crianças (com faixa etária entre 11 e 13 anos) tiveram a oportunidade de utilizar ferramentas educativas tais como Scratch e ferramentas da iniciativa Code.org para aprender programação. Além disso, durante as oficinas de robótica foram utilizados kits de robótica Lego Mindstorms EV3.

Este projeto de extensão, desenvolvido no IFC – Campus Fraiburgo, tem o objetivo de ensinar programação de computadores para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental das redes municipais e estaduais do município de Fraiburgo. O projeto é coordenado pelo professor Rafael Leonardo Vivian com o auxílio de um aluno bolsista (Moacir Tomchak Prates) e um aluno voluntário (Eduardo Rampon Meireles), estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Este projeto de extensão iniciou em julho de 2016 e finalizou em junho de 2017, apresentando a participação total de 66 alunos do 6º. ao 9º. anos do Ensino Fundamental.

Ainda do segundo semestre de 2017, este projeto de extensão terá continuidade pois foi aprovado no Edital Nº. 142/2017 da PROEX-IFC e serão criadas mais turmas constituídas por crianças e adolescentes do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Fraiburgo para participarem das oficinas de programação de computadores.

24 23 22 21 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 10 09 08 07 06 05 04 03 02 01

Reportagem sobre o projeto de extensão publicada pela Cecom/Reitoria no Informativo IFC: