2ª Simulação das Organizações Internacionais do Instituto Federal (SIIF)

sexta-feira, 30 de junho de 2017

No dia 24 de junho (sábado), os alunos do IFC Fraiburgo, participaram da 2ª Simulação das Organizações Internacionais do Instituto Federal (SIIF). O evento aconteceu das 8 horas até as 16 horas, onde discutiram de forma aprofundada fatos históricos e assuntos da atualidade que causam impactos na sociedade. No evento, cada grupo de alunos representou um país e os estudantes no papel de autoridades como chefes de estado e diplomatas.

foto1siif

Alunos na simulação da assembleia geral da ONU

O SIIF é um projeto de ensino desenvolvido pelos professores do campus Fraiburgo e coordenado pelo professor Marcelo da Silva. O objetivo é fomentar a educação e a cultura dos jovens por meio da simulação dos processos de tomada de decisão dos principais foros de debates das Organizações Internacionais. Os alunos têm uma preparação interdisciplinar envolvendo aulas de oratória, produção textual, atualidades, história, geografia, ética e desenvolveram um programa nas aulas de informática para organizar o jogo. Professor Marcelo relata que a interdisciplinariedade é constante, para o jogo ser desenvolvido são necessários meses de preparação, onde os alunos se aprofundam, nos temas e devem defender as reais opiniões de seus países mesmo não concordando. “Os alunos se superam, incorporam verdadeiros diplomatas, tudo é avaliado desde os trajes, postura, oratória, argumentação, dentre outros itens.

foto2siif

Reunião da tarde- Conselho de segurança da ONU

Professor Marcelo ainda afirma que este projeto já é realizado e organizado por outras instituições como UFSC e a UNB. “aprendi a jogar esta simulação no SIEM (UFSC), fiz algumas adaptações a meu ver necessárias para tornar o jogo mais dinâmico e atrativo aos alunos, como por exemplo, na clareza da pontuação e regras estratégicas.”

Nesta segunda edição, foram debatidos os seguintes temas:

Manhã- Assembleia geral – Reconhecimento da Palestina como um Estado

Tarde- Conselho de Segurança – Testes nucleares da Coreia do Norte

foto3siif

Vencedores do 2 º SIIF- Etapa Fraiburgo

Os vencedores da segunda edição foram:

1 Lugar: Turquia ( Matheus Tonial, Estephani dos Santos, Cleiton Silva e Gabriel Mendes)

2º Lugar: Reino Unido (Poliane Zago, Ana Caroline Luchesi e Julia Polli)

3º Lugar- Irã (Luciano Santos Jr, Isadora Oliveira , Marcos Munaro e Larissa Kunen)

O evento contou com a presença ilustre da reitora do IFC, professora Sônia Fernandes, que discursou na abertura elogiando muito o evento e o envolvimento dos alunos. Além da reitora estiveram prestigiando o evento o diretor de ensino do campus Fraiburgo, professor Tiago Gonçalves. A comissão julgadora do evento foi formada pelos professores colaboradores do projeto de ensino, Rodrigo Cabral, Felipe Lamberg, Genildo Santos, Vanderlei Juraski e Cláudio Bertotto e por dois professores convidados do campus Videira Cristiane Grunn e Adriano Lima. A comissão organizadora do projeto tem como objetivo realizar um evento geral envolvendo todos os campus do IFC. Cada campus realizaria o seu SIIF e classificaríamos três países por campus para um evento estadual. Professor Marcelo relata que estamos entrando em contato com outros professores interessados no projeto e ajudaremos na organização e treinamento.

foto4 siif