Seminário Educação Especial e Inclusão Escolar

segunda-feira, 23 de abril de 2018

No dia 10/05/2018, entre 19h15min e 22h15mino IFC Campus Fraiburgo realizará o Seminário intitulado Educação Especial e Inclusão Escolar: fundamentos históricos, políticos e legais.

O Seminário faz parte das atividades do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação com Ênfase em Práticas Pedagógicas do IFC Campus Fraiburgo e será ministrado pela Profa. Mestre Adriela Maria Noronha. A Profa. Adriela é Professora de Educação Especial/AEE do IFC, atuando nos Campi Fraiburgo, Videira e Luzerna. Possui Mestrado em Educação nas Ciências pela Unijuí/RS (2017) e Graduação em Matemática (Licenciatura) pela mesma Instituição (2008). Também é Graduada em Educação Especial pela UFSM (2018). Possui Especialização em Educação Especial e Inclusiva (2012), pela UNINTER e também Especialização em Docência em Libras (2015), pela UTP/UNINTESE.

O Seminário tem como objetivo abordar a evolução histórica da educação especial, destacando os fundamentos teóricos e os paradigmas que orientaram as práticas da área. Também visa apresentar um panorama da educação especial, promovendo a compreensão sobre os aspectos políticos, legais e históricos, analisando as relações estabelecidas entre a sociedade e as pessoas com deficiência desde a antiguidade até a atualidade.
Durante a realização do Seminário os participantes poderão interagir, colaborando nas discussões, expondo suas experiências em relação a educação especial e a visão que possuem sobre a perspectiva da educação inclusiva. Serão exploradas atividades envolvendo explicação teórica sobre a temática, discussões de textos, atividade dinâmica e em grupo.
Para esta atividade o IFC abre 25 vagas para a participação da comunidade externa (interessados que não sejam discentes do referido Curso de Pós-Graduação). Para reservar a vaga, basta encaminhar um e-mail para pos.educacao@fraiburgo.ifc.edu.br com os seguintes dados: nome, CPF e e-mail para contato, até as 16h do dia 10/05/2018. A entrada é franca.
O Seminário será realizado no IFC Campus Fraiburgo, na Sala de Pós-Graduação (3º piso).