3º SIIF – Simulação de Organizações Internacionais do Instituto Federal

terça-feira, 21 de agosto de 2018

SIIF

Pacote de auxílio financeiro internacional à Venezuela é aprovado pela Assembleia Geral da ONU e Acordo de Paris é mantido na COP 24
No dia 04 de agosto foram delineados os rumos da política externa dos países de maior peso político de nosso mundo. Reunidos na Assembleia Geral da ONU, debateram sobre a crise política e econômica venezuelana e a situação que os refugiados enfrentam fora de seu país de origem. Mostrando preocupação em relação às intenções estadunidenses de resolverem o conflito por meio de uma intervenção militar, um pacote de ajuda externa foi aprovado pelos países-membros: envio profissionais da área de educação e de saúde, assim como ajuda financeira aos venezuelanos que ainda se encontram no país e àqueles que já migraram. Contudo, de forma um tanto que controversa, os países se recusaram em enviar medicamentos aos cidadãos venezuelanos que sofrem com a disseminação de  diversas doenças.pic2

Por sua vez, a reunião na COP 24, que debateu a relevância das propostas firmadas pelas partes através do Acordo de Paris na COP 21, reafirmaram a validade deste acordo e se recusaram a renegociá-lo com o governo estadunidense, que o abandonou de forma unilateral. Apesar da brilhante atuação da diplomacia estadunidense, as linhas gerais da política externa norte-americana de Trump, que tem mostrado desrespeito com as consequências ambientais de sua busca pela competitividade internacional foram mantidas nesta reunião, o que inviabilizou a negociação de um novo acordo após a rodada de debates. Além da adoção de medidas ambientais que visavam complementar as metas contidas no Acordo de Paris, como a vigilância sobre as metas acordadas de emissão de gases do efeito estufa e o incentivo à adoção de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente, vimos o poder de persuasão das diplomatas estadunidenses que conseguiram convencer os membros da delegação francesa a cederem seu tempo de fala, o qual foi utilizado buscando a superação do Acordo de Paris através da construção de um outro tratado que lhes fosse economicamente mais favorável.”

pic3

No dia 04 de agosto de 2018, foi realizada a 3ª edição do SIIF (Simulação de Organizações Internacionais do Instituto Federal Catarinense). Neste ano, o professor de Geografia do campus Fraiburgo, André Salatino, deu continuidade ao evento de simulação que foi introduzido pelo professor Marcelo da Silva, que agora atua como professor de Geografia no campus Camboriú, ambos do Instituto Federal Catarinense.
Os alunos dos 1°, 2° e 3°s anos do ensino médio integrado com o curso técnico em informática do Instituto Federal Catarinense – campus Fraiburgo representaram a atuação diplomática de 22 países, discutindo temas de atualidades que, além de serem assuntos possivelmente cobrados nas provas do ENEM e de diversos vestibulares, possuem relevância para o próprio país. A simulação da Assembleia Geral da ONU teve como tema a situação da Venezuela, os refugiados e a possibilidade de intervenção militar norte-americana no país, enquanto que a Conferência das Partes (COP 24) debateu a saída do governo estadunidense do Acordo de Paris e sua possível (re)negociação. Os temas foram adotados em conjunto com outros campus do Instituto Federal Catarinense que também irão realizar simulações de Organizações Internacionais neste ano.
Para a realização deste evento, contamos com a contribuição de diversos professores do Instituto Federal Catarinense campus Fraiburgo, que, em suas diferentes etapas, contou com: aulas gerais sobre os temas que foram debatidos e uma etapa de familiarização com as políticas externas adotadas pelos países representados pelos estudantes na simulação – pelo professor de geografia André Salatino; o desenvolvimento da capacidade de argumentação – pelo professor de filosofia e sociologia Cláudio Bertotto; e o desenvolvimento dos discursos dos países, bem como o treino de oratória – que foram desenvolvidos pelo professor de língua portuguesa e inglesa, Rodrigo Cabral.
Contamos ainda com a colaboração dos alunos das turmas do 3° ano que participaram ativamente da organização desta 3ª edição do SIIF campus Fraiburgo. Ana Pozzobom, Édina Meira, Isadora Kunzler, João Borges, João Flesch, Kathleen Ronchi e Lucas Zanela Mello.

pic4

No dia da simulação, somaram-se os professores Claudio Bertotto, Felipe dos Santos, Genildo dos Santos, Gilberto de Oliveira, Ricardo Annes e Vanderlei Juraski que atuaram como jurados do evento, e o diretor-geral do campus Fraiburgo, Fábio Pinheiro, que acompanhou a realização da simulação. Com base na análise do desempenho dos estudantes nas duas simulações, a classificação geral dos países nesta edição do SIIF foi a seguinte:

1° lugar (Cuba) – Bianca Varela, João Antônio Lorenzzoni, Lucas Puhl e Paulo Luciano Lorenzi.

pic5
2° lugar (China) – Édina Meira, João Flesch, Lucas Zanela Mello e Vanessa Justimiano.

pic6
3° lugar (Israel) – Jeferson de Souza, Juan da Costa, Nicolas Prates e Ryan dos Santos.

pic7
4° lugar (Estados Unidos) – Amanda Pereira, Larissa Kunen, Isadora Kunzler e Poliana de Bairros.

pic8
Parabéns a todos os alunos por seu desempenho na simulação.

pic9

A comissão organizadora agradece:

Aos professores que atuaram nas diferentes etapas de realização do evento;
À funcionária do campus Verene de Araújo, que deu suporte no dia da realização da simulação;
Aos alunos que auxiliaram na organização desta 3ª edição do SIIF;
Aos alunos do Instituto que representaram as diferentes delegações;

Veja a resolução adotada pela simulação da Assembléia Geral nos moldes de um documento oficial da ONU:

Resolução ONU MODELO

O acordo firmado pelos países na simulação da conferência das partes (COP24), assinado pelos representantes das diferentes delegações que se comprometeram a cumprir suas cláusulas estará exposto no mural do campus.

Por: André Toreli Salatino