IFC Fraiburgo apoia a campanha “Setembro Amarelo de Prevenção ao suicídio”

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

No mês de setembro acontece no Brasil a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio – O Setembro Amarelo. Profissionais e alunos do Campus Fraiburgo elaboraram um vídeo com o objetivo de auxiliar na divulgação da campanha e esclarecer alguns pontos relacionados ao tema.

O suicídio tornou-se um problema de saúde pública. Dados do Ministério da Saúde indicam que a cada 45 minutos uma pessoa comete suicídio no Brasil. São cerca de 12 mil pessoas por ano. A taxa é superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. É um fenômeno complexo muitas vezes envolto em mitos e informações falsas, por isso é importante abordar o tema de forma responsável, tendo cuidado para não banalizar o assunto. Suicídio não é algo belo ou poético. Mas sim um ato de desespero movido pela dor e sofrimento.

Procurar ajuda especializada é necessário, prevenir é sempre o melhor caminho.

Os sistemas de saúde dos municípios contam com profissionais, órgãos e instituições que atuam na prevenção de doenças e promoção da saúde mental.

No município de Fraiburgo o apoio é oferecido nas unidades básicas de saúde dos bairros, onde acontecem os grupos de saúde mental que trabalham com orientação e apoio. E o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), localizado na unidade básica de saúde Vila Salete, oferece atendimento psicológico clínico.

No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), existe uma equipe multiprofissional, Psiquiatra, psicólogos e assistentes sociais que prestam atendimento gratuito à população.

Além disso existem profissionais de psicologia, psiquiatria e demais áreas da saúde atuando em escolas, empresas e clínicas particulares.

Alunos do IFC Fraiburgo e seus familiares, contam com o Serviço de Psicologia Escolar e uma rede de apoio com Pedagogas, Assistente Social, docentes e demais profissionais do Ensino.

Por isso; não sofra sozinho, procure ajuda.

Apóie nossa ação, compartilhe este vídeo.

Por: Davi Penno