Docente do IFC participa de evento internacional apresentando o projeto de Ensino MESA

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

A professora Elaine Ribeiro do IFC – Campus Fraiburgo, participou da II Jornada Mundial sobre o Ensino e o Aprendizado de Português, a qual ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro, na Pontificia Universidad Católica del Perú, em Lima, no Peru.

No momento a professora apresentou o projeto Mostra Estudantil de Audiovisuais: uma estratégia motivacional de produção textual e leitura no ensino de Língua Portuguesa. O trabalho desenvolvido por ela e pelo professor Rodrigo Cabral com alunos do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, visa a estimular a capacidade interpretativa dos alunos por meio de leituras dos mais diversos gêneros textuais, incluindo os clássicos da literatura, unindo as aulas de Português e Artes (componentes curriculares básicos) aos conhecimentos adquiridos na disciplina de Multimídia (componente curricular técnico).
Acreditando que, ao mesmo tempo em que saibam ler e interpretar determinado autor, é crucial que, os educandos, conheçam e utilizem técnicas e ferramentas para ressignificá-lo. Vinculando o texto antigo à tecnologia atual, a proposta objetivou a realização de curtas-metragens, com adaptações de obras de alguns autores para roteiros cinematográficos, instigando o aluno a conhecer o estilo e o pensamento desse autor, tornando-se um leitor proficiente, utilizando as mais variadas formas de tecnologia e ainda, reunindo a palavra escrita, a leitura e a imagem.
A apresentação do projeto serviu também como estímulo para que outros professores do Brasil e do mundo, desenvolvam trabalhos dinâmicos e motivacionais no ensino da língua portuguesa.
A II Jornada Mundial sobre o Ensino e Aprendizado de Português é organizada pela Asociación de Profesores de Portugués como Lengua Extranjera en Perú, APPLE-PE e reúne professores e profissionais envolvidos com o ensino e aprendizado de português como língua estrangeira, segunda língua, de herança em todos os níveis do ensino.