IFC suspende Calendário Acadêmico até 15/05

sexta-feira, 17 de abril de 2020

O Instituto Federal Catarinense suspendeu temporariamente, até o dia 15/05, o Calendário Acadêmico de 2020. A decisão foi tomada pelo Conselho Superior da Instituição, em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (16), após avaliação meticulosa do período de atividades remotas de ensino instituído no dia 26/03 para mitigar os impactos negativos da pandemia do novo coronavírus sobre o processo pedagógico. Os trinta dias de suspensão serão utilizados para revisão, planejamento, desenvolvimento de estratégias de acesso pleno e retomada do trabalho remoto – tarefas que serão desempenhadas por um Grupo de Trabalho criado exclusivamente para este fim.

Durante o encontro, o Consuper discutiu a adesão e a adaptação dos estudantes às ações remotas, a situação dos alunos que não tiveram acesso às atividades, a necessidade de reavaliação e planejamento da aplicação dos conteúdos e a criação de novas estratégias para abordar a questão. Os mesmos temas haviam sido debatidos pelo Comitê de Crise criado pelo IFC para tratar da pandemia e também pelo Codir e pelo Consepe – instâncias estas que haviam aconselhado a continuidade das atividades remotas até o dia 15/05, para que a avaliação qualitativa da medida pudesse ser realizada mais amplamente.  No entanto, após uma tarde de discussões, e com base na percepção de que é preciso planejar mais profundamente as atividades e buscar uma solução que contemple os estudantes de forma mais abrangente, o Conselho concluiu que a suspensão temporária do calendário seria a solução ideal neste momento.

Enquanto durar este período de suspensão do calendário acadêmico, as atividades propostas pelos docentes referentes ao  dia 17/03 a 16/04 poderão ser finalizadas pelos estudantes. Os docentes poderão ainda elaborar atividades extracurriculares para seus alunos.

A reunião na íntegra, pode ser assistida nos link abaixo:

Parte 1
Parte 2

Observação: a apresentação do relator, apreciação da matéria e votações referentes ao processo podem ser assistidas na Parte 2 da reunião.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller