Processo seletivo para cursos superiores do IFC utilizará as notas do Enem 2021

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Diante do atual cronograma de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos ecard-cursos-superiores Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Instituto Federal Catarinense (IFC) retomará o uso das notas do Enem no processo seletivo para seus cursos superiores, conforme definido no regulamento de ingresso do IFC.

Portanto, os candidatos às próximas vagas que serão ofertadas pelo IFC deverão participar do Enem 2021 e, consequentemente, se inscreverem pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022.

Devido às restrições causadas pela pandemia, o IFC não utilizou as notas do Enem na seleção dos estudantes no início deste ano. “As mudanças no ingresso 2021 foram motivadas pelo fato do Enem 2020 ter as datas de realização alteradas e, com isso, o calendário acadêmico do IFC não pode ser ajustado ao calendário do Sisu. Para 2022, o calendário do Sisu volta a seguir as dadas comumente adotadas, permitindo que o IFC possa adequar o processo seletivo com o seu calendário acadêmico”, esclarece André Zuconelli, coordenador geral de Avaliação e Ingresso no IFC.

Enem 2021 e Sisu 2022

Conforme edital do Inep, as provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro para os inscritos no Enem regular e digital. E nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 para as pessoas privadas de liberdade (PLL) e os isentos da justificativa de ausência no exame de 2020.

Até o momento, o Inep ainda não divulgou o edital do Sisu. Os interessados às vagas ofertadas no IFC devem atentar-se ao site do Inep e se inscreverem no Sisu, de acordo com as normas do edital do Sistema. Também devem observar o edital próprio do IFC que divulgará as orientações e as vagas ofertadas em todos os campi da instituição.

Cadastro de reserva IFC

Quem não participar do Enem 2021 terá a oportunidade de concorrer às vagas do IFC por meio do cadastro de reserva do Instituto, caso haja vagas remanescentes do processo regular. O edital com as orientações sobre essa forma de ingresso está previsto para publicação em janeiro de 2022, no Portal de Ingresso do IFC. “O regulamento de ingresso estabelece que, para os editais de cadastro de reserva e vagas não ocupadas, o critério de seleção é a análise de histórico escolar”, explica Zuconelli.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana