17 a 21 de setembro
Câmpus Fraiburgo promove Oficina com Alunos do Curso de Informática Concomitante sobre Recursos de Internet Acessíveis e de Acessibilidade à Web
O Câmpus de Fraiburgo do Instituto Federal Catarinense, por meio da Coordenação do NAPNE em parceria com a Coordenação do Curso de Informática Concomitante, em consonância com o Movimento da “12ª Semana de Ação Mundial de Direito à Educação Inclusiva: por uma escola e um mundo para todos”, realizou na semana de 17 a 22 de setembro, uma oficina sobre Recursos de Internet Acessíveis e Recursos de Acessibilidade à Web, com o objetivo de apresentar aos discentes do Curso de Informática Concomitante, algumas ferramentas para a acessibilidade digital ou Tecnologias Assistivas.
No Brasil, o Comitê de Ajudas Técnicas -CAT, instituído pela Portaria nº 142, de 16 de novembro de 2006, propõe o seguinte conceito para a Tecnologia Assistiva: “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”.
O objetivo da oficina foi apresentar aos discentes alguns dos recursos de internet acessíveis e de acessibilidade à web já disponíveis no mercado da tecnologia assistiva na área da Tecnologia da Informação.
Durante a oficina, foram apresentados aos alunos recursos de acessibilidade para pessoas com limitação motora como o Mouse Kay, Teclado Livre, Dasher. Para pessoas com limitação visual foram apresentados aos alunos recursos como o Braille Fácil, Dosvox, Nvda, MecDaisy, calculadora Matraca e Lupas Virtuais. Sobre tecnologias assistivas para pessoas com Limitações na Comunicação Verbal os alunos registraram atividades com Prancha Livre de Comunicação, Falador, Teclado Livre e Voz Me. Sobre recursos para usuários de Libras foram apresentados aos alunos os aplicativos: ProDeaf e HandTalk, os quais traduzem a Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Quanto a Acessibilidade à Web os alunos tiveram a oportunidade de conhecer alguns exemplos de avaliadores automáticos de acessibilidade, como o Hera e o Access Monitor conhecidos como Robôs de validação automática, sendo essas ferramentas que fazem uma pesquisa no código de uma página emitindo relatórios onde indicam os erros de acessibilidade segundo as prioridades sugeridas nas Diretrizes para a Acessibilidade dos Conteúdos da Web (no formato PDF) ou (Diretrizes para a Acessibilidade dos Conteúdos da Web (no formato TXT).
Para finalizar a oficina, os alunos realizaram uma atividade com um site de busca de conteúdo acessível – o CLAREOU. A ferramenta é semelhante ao Google, e permite fazer pesquisas na internet, a diferença, entretanto, é que o Clareou apresenta como resultado apenas sites acessíveis. O objetivo da oficina foi apresentar aos alunos a temática da Acessibilidade à Web e colocar em discussão a inserção da diversidade humana no ciberespaço, convidando-os a refletirem sobre os problemas enfrentados por pessoas com deficiência, principalmente para usuários cegos, em relação ao acesso e à interação com as ferramentas de informação e de comunicação da internet. Também fez parte da proposta da oficina levar os alunos que frequentam o Curso de informática e, por conseguinte, futuros produtores de tecnologias e mídias, a uma reflexão sobre a importância da construção de conteúdo acessível para a Web, apresentando os princípios estabelecidos internacionalmente para a acessibilidade digital.