A Semana Pedagógica, iniciada no dia 02 de fevereiro, foi marcada por vários encontros relacionados com o planejamento do ano letivo. De acordo com o diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE), Tiago Lopes Gonçalves, a proposta da Semana Pedagógica é planejar o ano letivo e trocar experiências. “Fomentar o diálogo sobre temas relevantes da prática diária de docentes e técnicos em assuntos educacionais no que refere-se a atividades de aula, de apoio pedagógico, auditoria pedagógica e formação de nível médio profissionalizante, possibilitando também, a troca de experiência com equipes de outros câmpus do IFC”, explicou o diretor.
No dia 02/02, ocorreu o encontro com uma equipe de professores do Câmpus Luzerna .Os professores do Câmpus Luzerna apresentaram a proposta do Ensino Médio Integrado elaborada e executada pelos docentes junto as turmas do curso de Ensino Médio Integrado com Habilitação Técnica em Segurança do Trabalho. Maria Salete Going, pedagoga do Cãmpus Fraiburgo, relatou que o objetivo do encontro foi a explanação das experiências dos processos de integração curricular numa perspectiva interdisciplinar, com a formalização da integração entre núcleo básico e núcleo técnico.
Na manhã de terça-feira, dia 03/02, o Auditor-chefe do Instituto Federal Catarinense, senhor Adonilton Luiz Pizatto, esteve presente no Câmpus para ministrar uma palestra sobre Auditoria interna. O auditor explicou sobre os procedimentos dos auditores e destacou sobre a importância da postura do servidor dentro e fora do local de trabalho. Para a técnica em assuntos educacionais, Rosicler Bernadi , a palestra foi muito esclarecedora . “ Recebemos explicações sobre a importância da documentação no serviço público e sobre como atitudes e posturas incorretas podem gerar processos administrativos”, relatou a servidora. A professora Marluse Castro Maciel considerou importante a palestra pelo fato de muitos servidores estarem ingressando do serviço público agora e desconheciam sobre alguns procedimentos.
A pedagoga Maria Salete durante o encontro sobre os Processos de Ensino na Educação Inclusiva, no dia 04/02, salientou que é preciso respeitar as características de cada aluno. “Há uma diversidade que precisa ser trabalhada em sala de aula com atenção e cuidado. Cada aluno tem seu ritmo, sua forma de agir,” relatou a pedagoga. Salete lembrou ainda que os professores devem procurar o Nupe, setor responsável por auxiliar a comunidade acadêmica no processo didático-pedagógico, para trabalharem juntos nestas práticas educativas.
Durante a Semana Pedagógica aconteceu também a Reunião com os pais dos alunos da primeira turma do Ensino Médio Integrado. Saiba mais sobre a Reunião realizada no dia 05/02.