Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais formas de ingresso ao ensino superior do país. Através dele, o candidato pode: conseguir vaga no ensino superior em universidades públicas; conquistar bolsas de estudo em universidades comunitárias ou particulares através do PROUNI; estudar fora do país através do Programa Ciência sem Fronteiras; ou ainda, quando maior de 18 anos, validar o ensino médio.
Pensando em uma melhor preparação dos candidatos, para este importante exame, os professores do Instituto Federal Catarinense- Câmpus Fraiburgo Marcelo da Silva, Roberto Kittel Pohlmann, Felipe Lamberg de Oliveira e Rafael Vivian criaram o Projeto Descolado. O mesmo não tem esse nome a toa, conforme o idealizador do projeto, professor Marcelo da Silva, “nosso Projeto é em conjunto (paralelo, ao lado) com os professores das Escolas onde passamos , por isso, além de aulas com professores Descolados estamos ao lado da escola ( DESCOLADO).”
Foram realizados dez aulões durante o ano de 2015 em Fraiburgo e região. Na cidade de Fraiburgo foram realizados seis, um em cada escola estadual (EEB Eurico Pinz, EEB Gonçalves Dias, EEB São José), um no IFC – Fraiburgo e um na Câmara Municipal dos Vereadores do município. Também foram ministrados quatro aulões em parceria com outras entidades, dois em Videira no IFC-Videira, um no IFC -São Francisco do Sul e um em Itajaí na UNIVALI.
Aproximadamente 1.500 alunos prestigiaram os aulões durante o ano. Segundo o professor Roberto Pohlmann “a cada aulão que fazíamos, mais animados ficávamos com o projeto, pois os elogios e o carinho dos alunos contagiaram-nos. Para 2016 daremos continuidade ao Projeto com o intuito de ampliá-lo. Vamos nos preparar nesse final de ano, de forma a aprimorar o projeto. Queremos mostrar como aprender é divertido, embora exija dedicação, suor e força de vontade.”.