Nesta quarta-feira, dia 15 de junho, servidores e alunos dos Cursos Técnicos Subsequente em Informática e Segurança do Trabalho participaram de um bate papo cujo tema foi: “Para além da Produção: um bate-papo sobre diferença, desigualdade e trabalho”. O bate-papo foi conduzido pelos professores de filosofia do Campus Videira, o prof. Sérgio Fernando Maciel Correa e o prof. Marcos Rohling.
De forma descontraída, por meio de músicas e documentários, os professores trabalharam conceitos importantes e bastante atuais sobre a desigualdade social, o racismo e o machismo.
Foi enfatizada que a questão racial deve ser tratada apenas como uma diferença biológica e não uma relação de competência ou então, erradamente associar com a criminalidade. Infelizmente não são o que os dados mostram, visto que em 2014, cerca de 47% dos assassinatos ocorridos no Brasil, foram de pessoas negras. Questionando sobre isso, mostraram ainda, que a realidade é bastante semelhante em outros lugares do mundo, como nos Estados Unidos e África do Sul.
Entre outras discussões, os alunos puderam entender a importância da discriminação e o quanto ela pode atingir não somente a pessoa que é insultada, ofendida ou violentada, mas sim, o ser humano como um todo, sem associação de credo, cor, gênero e sexualidade.