O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Fraiburgo realizou uma experiência diferente, envolvendo alunos da unidade e do Campus Videira, no dia 1º de outubro: o 1º Simulado das Organizações Internacionais do Instituto Federal (SIIF). Participaram da atividade 65 estudantes do ensino médio integrado, com o objetivo de simular os processos de tomada de decisão dos principais foros de debates de Organizações Internacionais, como a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O evento foi o resultado final de um trabalho que começou alguns meses antes. “O SIIF é um projeto de extensão, e tivemos três etapas: em julho e agosto, os alunos foram preparados para o evento de outubro com aulas específicas de história, geografia, atualidades, produção textual e oratória. Em setembro, foram preparados os discursos e aprofundados os temas do debate”, conta Marcelo da Silva, coordenador da atividade.
Dentre os ensinamentos propostos pelo SIIF, estão princípios das Organizações Internacionais: consumo consciente, responsabilidade social, valores como a tolerância e a não discriminação de minorias. “São meios de desenvolver uma sociedade mais próspera e justa. Isso foi feito estimulando a criatividade e a inovação por meio do intercâmbio entre o campus e a comunidade”, revela o professor.
Para ampliar o debate em torno da reflexão, de textos, de oratória e para integrar os alunos do IFC, espera-se que, no próximo ano, o SIIF entre para o calendário anual de eventos e que mais campi possam participar. “O SIIF se torna importante porque busca proporcionar que os estudantes tenham uma experiência nunca antes vivida por eles, além de praticar a integração e o debate”, finaliza Marcelo.
Confira abaixo os países vencedores desta primeira edição do SIIF
1º Lugar: África do Sul – Matheus Tonial, Estephani e Cleiton Silva.
2º Lugar: Turquia – Daniel Cordeiro, Guilherme M. e Vanessa.
3º Lugar: Índia – Vitória Rinaldi, Renata Gaio e Bruna Sernajotto.
*Texto: Cecom/Reitoria.
**Fotos: Divulgação/Fraiburgo.