O aprendizado sobre programação de computadores permite que crianças e adolescentes aprendam a pensar criativamente, a trabalhar de forma colaborativa e a pensar de forma sistemática na solução de problemas. Entretanto, no Brasil há uma carência pelo ensino da programação de computadores nas escolas de Ensino Fundamental e isso resulta no desinteresse pelo tema. Considerando a importância do tema e a realidade brasileira, o projeto de extensão “Programando o Futuro: escola de programação de computadores para crianças e adolescentes” desenvolvido no Campus Fraiburgo do Instituto Federal Catarinense tem o objetivo de ensinar programação de computadores para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental das redes municipais e estaduais do município de Fraiburgo. Esse projeto de extensão é coordenado pelo professor Rafael Leonardo Vivian com o auxílio de um aluno bolsista (Moacir Tomchak Prates) e dois alunos colaboradores (Eduardo Meireles e Aldrin Ronchi), estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.
Durante as oficinas de programação e robótica, realizadas em março e abril deste ano, as crianças e adolescentes (com faixa etária entre 13 e 15 anos) tiveram a oportunidade de utilizar ferramentas educativas tais como Scratch e ferramentas da iniciativa Code.org para aprender programação. Além disso, durante as oficinas de robótica foram utilizados kits de robótica Lego Mindstorms EV3. Com essa experiência, despertou-se nas crianças e adolescentes a curiosidade de não apenas “mexer no computador”, mas sobretudo de criar seus próprios aplicativos e jogos. Outro impacto das atividades deste projeto de extensão foi fomentar o interesse de alunos do Ensino Fundamental pelo curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, além de estimular o pensamento crítico e o raciocínio lógico.
No último dia 25 de abril, uma turma de 17 meninos e meninas concluíram a participação nas oficinas de programação e robótica, com carga horária total de 12 horas, na segunda turma deste projeto de extensão. Ainda no primeiro semestre de 2017, será criada mais uma turma, constituída por crianças e adolescentes do 6o. e 7o. ano do Ensino Fundamental de escolas do município de Fraiburgo para participarem das oficinas.
Por: Rafael Leonardo Vivian