Nos dias 08 e 09 de novembro de 2017, os alunos e servidores do Instituto Federal Catarinense – Campus Fraiburgo participaram da X Mostra Nacional de Iniciação Científica e Interdisciplinar (MICTI) e III IFCultura realizados no Campus Camboriú.
Na ocasião, foram apresentados 2 trabalhos de extensão intitulados “Grupo de estudos indígenas em Fraiburgo: ancestralidade, cultura e territorialidade”, coordenado pelo prof. Me. Vanderlei Cristiano Juraski e “Programando o futuro: escola de programação de computadores para crianças e adolescentes”, coordenado pelo prof. Me. Rafael Leonardo Vivian. Também foram apresentados 2 trabalhos de pesquisa indicados pelo Campus: “Programação também é coisa de menina: uma abordagem para incentivar o interesse das mulheres pela área da tecnologia da informática”, coordenado pelo prof. Me. Rafael Leonardo Vivian e “Análise do efeito ergogênico de bebidas com baixo teor nutricional sobre o desempenho humano em protocolos de testes de habilidades motoras em praticantes de treinamento funcional”, coordenado pelo prof. Dr. Vladimir Schuindt da Silva. Ainda, foram apresentados 2 trabalhos de pesquisa contemplados com bolsas do CNPq, intitulados “A importância do cooperativismo para a produção familiar dos assentados rurais na região de Fraiburgo-SC”, coordenado pela prof. Dra. Marluse Castro Maciel e “Patrimônio cultural e resistência: a história do Contestado contada a partir dos redutos”, coordenado pelo prof. Me. Vanderlei Cristiano Juraski. Destes foram premiados os trabalhos de extensão e pesquisa coordenados pelo professor Rafael, com o 2º e 3º lugares, respectivamente, e de pesquisa coordenado pelo professor Vladimir com o 2º lugar na categoria Ciências da Saúde.
No IFCultura apresentaram-se alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio com a peça teatral “A ilha desconhecida” e apresentações musicais “3 AB Fraiburgo”, “Emanuelle e Poliane” e “Alvento”. O coordenador de extensão do Campus Fraiburgo, prof. Vanderlei, considerou positiva a participação dos alunos nestes eventos: “Todos os trabalhos foram apresentados pelos alunos, sejam eles bolsistas ou voluntários, participantes da MICTI ou IFCultura. Eventos como estes são importantes para o amadurecimento dos discentes e valorização de sua produção intelectual e artística”, finalizou o coordenador.