Uma das propostas de ensino do curso Técnico em Segurança do Trabalho (TST), no campus Fraiburgo, é conhecer a realidade de empresas e, ao realizar as visitas técnicas, compreender as formas de trabalho e a aplicabilidade da segurança no trabalho em diferentes segmentos e atividades industriais. No último dia 08/06/2019, tivemos a oportunidade de conhecer a empresa VALPASA, situada na cidade vizinha Tangará. A entidade fabrica chapas de papelão ondulado, usando como matéria-prima aparas de papéis reciclados..
Os alunos da 1ª e 3ª fases foram acompanhados pelos professores do curso, Jacob Michels e Mirela Bernieri, quando conheceram todo o processo de produção, passando pela caldeira, preparação de massa, máquina de fabricação do papel e pelas máquinas onduladeiras, onde são fabricadas as chapas de papel ondulado utilizadas na fabricação de embalagens de diversos produtos.
As atividades de produção e programas de segurança no trabalho foram explicados e apresentados pelo Engº de Segurança da Empresa, Sr. Luiz Moser. Os alunos apreciaram a visita e trouxeram na bagagem muitos conhecimentos da prática realizada na empresa, expressando contentamento e curiosidade através de perguntas e olhares atentos a todos os detalhes de produção e análise dos itens de segurança no trabalho.
Posteriormente, visitamos a VINÍCOLA PANCERI, na Linha Leãozinho, no interior de Tangará, onde conhecemos os processos de fabricação de vinhos finos e espumantes da marca, desde a chegada da uva ao processamento de fermentação e envelhecimento dos vinhos. Nas questões de segurança, observamos os cuidados e prevenção de acidentes no envasamento, principalmente de espumantes, que são manuseados em garrafas de vidro sobre alta pressão. Após, conhecemos todo o portfólio de produtos da Vinícola, momento no qual nos foi gentilmente servido um suco de uva muito apreciado por todos.
Na ocasião, visitamos o Museu da Viticultura do Estado de Santa Catarina, onde conhecemos a história de fabricação dos vinhos e podemos observar a evolução e o aumento da produção e qualidade dos produtos aqui no meio oeste catarinense.
Esta viagem técnica foi a primeira de outras já agendadas para o decorrer do ano de 2019, buscando confrontar os conhecimentos teóricos de sala de aula com a realidade praticada nas empresas de variados segmentos.