No dia 08 de agosto de 2019, os professores do curso: Mirela Bernieri e Jacob Michels, com os alunos da 2° e 4° fase do Curso Técnico em Segurança do Trabalho viajaram com destino à Foz do Iguaçu, no Paraná, para conhecer dois locais de relevante interesse: a Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu e as Cataratas do Iguaçu. Depois de cerca de 12 horas de viagem, a visita técnica teve início às 8 horas da manhã do dia 09 na Usina de Itaipu.
Situada dentro de um território neutro entre o Brasil e o Paraguai, a Usina entrou em operação em 1984 com uma unidade geradora, teve seu potencial total instalado em 2006 e em 2007, através de suas 20 unidades geradoras, atingiu capacidade de geração de 14.000 MW, sendo considerada a maior usina do mundo.
Durante as três horas de duração, o deslocamento contou com transporte próprio da usina e o grupo foi acompanhado por três guias, que com dados técnicos e curiosidades mostraram as instalações internas, como: salas de controle, salas de operações, hall das unidades geradoras e eixo do gerador; e áreas externas: realizando paradas para contemplação e explicações sobre os mirantes, o canal original do Rio Paraná – que foi desviado para início das obras; o lago artificial da Usina que retém a água usada como potencial hidroelétrico.
“Muitos de nós alunos ainda não conhecíamos aquele lugar, e eu fiquei muito impressionada tamanha beleza e organização daquela usina. Acredito que até acabei perdendo um pouco o objetivo da visita e relembrando aqueles momentos, não consegui encontrar nenhum tipo de irregularidade, além de não conseguir mensurar o tamanho de tal obra.(aluna Ana Cristina Pinto)”
Alguns fatos que marcaram a todos, foram registrados por alguns alunos, que foi a oportunidade de ouvir relatos de um senhor trabalhou na construção da usina: “Com o aglomerado de tantos operários em um único local (10 mil) era de se imaginar que ali devia ter um momento de diversão, e tinha. Através de relatos de um operário que nos brindou com sua vasta experiência, contou que os operários jogavam um jogo chamado “desossa” em um campinho de terra, com sessenta jogadores em cada time, e não podiam deixar a bola cair. (aluno Uilson Moraes de Medeiros) ”
Ainda, a usina homenageia funcionários com o plantio de uma muda nativa, com o nome e a data de entrada na empresa. “Um dos pontos que me chamou mais atenção foi a área reservada para plantação de árvores para homenagear aqueles que completam 15 anos de casa, exemplo de reconhecimento por parte dos superiores.” (aluna Andressa de Paula Souza)
Após o almoço, o grupo seguiu para o Parque Nacional do Iguaçu, uma categoria Unidade de Conservação da Natureza que tem por objetivo proteger um importante manancial de água, e a biodiversidade do entorno das Cataratas do Iguaçu. “Também visitamos as Cataratas do Iguaçu, onde foi possível contemplar a natureza riquíssima em detalhes, que nos fazem refletir sobre como a natureza é bela e perfeita em todos os seus aspectos” (aluna Francieli Iasmin)
O Parque foi oficialmente criado em 10 de janeiro de 1939, através de um Decreto-Lei do Presidente da República, Getúlio Vargas. Em 17 de Novembro de 1986, recebeu a distinção, concedida pela UNESCO, de Patrimônio Natural da Humanidade e em 11 de novembro de 2011, as Cataratas do Iguaçu ganhou um importante título, sendo considerada uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo. A área total do parque é de 185 mil hectares, sendo hoje a maior área do Brasil destinada à preservação da mata atlântica e o segundo parque com maior número de visitantes no país, só perdendo para o Parque onde encontra-se o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (Fonte:Tarobá Foz).
“O passeio nas Cataratas do Iguaçu, não tem nem como descrever a imensidão de tanta beleza, às vezes não imaginamos que existam lugares tão maravilhosos, e um deles é as Cataratas do Iguaçu.(aluna Mariana da Silva)”
Pelos depoimentos dos alunos, pudemos perceber a importância desta visita para sua formação, e com a sensação de que o objetivo da viagem foi alcançado com sucesso.
“A troca de experiências durante o trajeto da viagem faz com que os laços de amizade se estreitem e o convívio diário se torne mais leve e prazeroso, contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento do nosso aprendizado (aluna Andressa Paula de Souza).”
“Com base na experiência, foi possível observar na prática, a teoria tratada em sala, sobre as fases da energia até chegar em nossa casa, desde a queda d’água nas turbinas e que com sua força as giram, formando a energia, percorrendo um longo percurso até chegar nos 110/220V usados no dia a dia” (aluna Eloísa Martinelli Binello).
“Minhas considerações finais, são de agradecimento ao Instituto Federal, juntamente aos nossos professores que nos acompanharam, porque sem os seus esforços nada disso aconteceria. É sempre bom ir em busca de conhecimento e experiências de vida, pois nos tornaremos melhores técnicos de segurança do trabalho, e num futuro bem próximo (aluno Ricardo Priguli).”