Festa Julina no Campus do IFC Fraiburgo: Tradição, Diversão e Cultura

terça-feira, 9 de julho de 2024

No friozinho do interior catarinense, o Campus do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Fraiburgo se transforma todos os anos para celebrar uma das festas mais tradicionais e queridas do Brasil: a Festa Junina. Com suas cores vibrantes, comidas típicas deliciosas e muita música, o evento não apenas reúne a comunidade acadêmica, mas também abre as portas para toda a cidade, proporcionando momentos de alegria e integração.

A Festa Junina tem suas raízes na celebração de santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro, mas ao longo do tempo incorporou elementos das culturas indígena, africana e europeia, tornando-se uma festividade única no Brasil. No IFC Fraiburgo, a tradição da festa é mantida com muito carinho e dedicação, sendo um dos eventos mais aguardados do ano letivo.

Desde o início do semestre, alunos, professores e funcionários se envolvem nos preparativos da festa. As salas de aula se transformam em verdadeiros centros de produção de enfeites e decorações temáticas, com bandeirinhas coloridas, balões e barracas típicas montadas no amplo espaço do campus. A culinária junina também ganha destaque, com equipes se dedicando à preparação de espetinhos, pipoca, pé-de-moleque, maçã do amor, paçoca, entre outros

Além de celebrar a tradição brasileira, a Festa Julina no IFC Fraiburgo desempenha um papel importante na formação dos alunos, proporcionando oportunidades para aprender sobre a cultura popular, trabalhar em equipe e desenvolver habilidades de organização e liderança.

A Festa Julina no Campus do IFC Fraiburgo é muito mais do que uma simples comemoração. É um evento que une gerações, promove a cultura local e fortalece os vínculos comunitários. Todos os anos, essa festa especial prova que, mesmo em um ambiente acadêmico, é possível celebrar as tradições brasileiras de maneira vibrante e significativa.

IMG_0392 IMG_0689 IMG_0767 IMG_1056 IMG_0528 IMG_1097