A VI Feira EPROMUNDO é um evento que promove a difusão da cultura de inovação e empreendedorismo junto a acadêmicos, educadores, pesquisadores, extensionistas e à comunidade externa. No âmbito desse evento, destaca-se o projeto intitulado “IFC Fraiburgo Maker: Prototipando suas Ideias”, conduzido pelo professor João Leandro Pereira da Silveira e desenvolvido pelos estudantes: Calebe Cristopher Damasceno dos Santos, Davi Kaspary Schmitt, Gabriel Figueiredo Damo, João Vitor Messias da Cruz Damasio, Keronlay Cris Prigol Do Amaral, Leonardo Pereira de Souza, Luiz Gustavo Silva dos Santos, Nicolly Maria Ribeiro Rodrigues, Patrick Elmar Eitz, Victor Barroso Lino, Victor Melo da Costa, Yonara Adelita Ribeiro Ogliari e Karli de Jesus Munoz Manzano, da 4ª fase do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).
O projeto foi inicialmente apresentado na FEPEX – IX Feira de Ensino, Pesquisa e Extensão, onde foi inscrito em modalidade de ampla concorrência e aprovado para participar da Feira EPROMUNDO. Após a seleção, o estudante Luiz Gustavo Silva dos Santos, um dos principais responsáveis por todas as etapas do projeto, foi escolhido como representante oficial.
A proposta central do projeto é proporcionar aos estudantes do curso de ADS uma experiência prática imersiva, na qual podem aplicar os conceitos de desenvolvimento e programação estudados em sala de aula em situações reais. Além de consolidarem os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso, os participantes aprendem novas habilidades, como noções de eletrônica básica, prototipação e automação, estimulando a criatividade para criar soluções inovadoras e resolver problemas do cotidiano.
Para a Feira EPROMUNDO, foi desenvolvido um Projeto de Automação Residencial de Baixo Custo com Arduino, implementado em um protótipo de casa inteligente. As funcionalidades do protótipo incluem:
-
Separação dos circuitos de iluminação por cômodos;
-
Uso de sensores de luminosidade para acender luzes automaticamente ao anoitecer e apagá-las com o retorno da iluminação natural;
-
Sensor de umidade para simular o fechamento automático de janelas em dias de chuva;
-
Sensor de presença para acionar luzes ou alarmes sonoros na detecção de movimento;
-
Controle de acesso por RFID para a garagem;
-
Automação da caixa d’água, utilizando sensores para monitorar e controlar seu enchimento;
-
Desenvolvimento de um aplicativo para controle total do sistema via Bluetooth, utilizando dispositivos móveis.
Com essa iniciativa, o projeto oferece uma demonstração prática do que é ensinado no IFC Fraiburgo Maker, apresentando, de forma integrada, conhecimentos técnicos e aplicados ao desenvolvimento de soluções reais.