Menu principal
 

Professor do IFC Fraiburgo recebe menção honrosa em concurso nacional de teses

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025


O docente de Informática do Instituto Federal Catarinense – Campus Fraiburgo, Dr. Rafael Leonardo Vivian, foi reconhecido nacionalmente ao receber menção honrosa no Concurso Alexandrecbie1 Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação (CTD-IE). O concurso é um evento satélite do XIV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2025), realizado entre 24 e 28 de novembro de 2025 em Curitiba/PR.

O CBIE 2025 (https://cbie.sbc.org.br/2025) teve como tema “Educação em Transformação: inteligências que moldam o futuro”, refletindo sobre o papel das inteligências humana, artificial e coletiva na construção da educação. O evento, realizado no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), reuniu entre 700 e 1000 participantes de todo o Brasil e países da América Latina, incluindo estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da indústria e governo. Durante os cinco dias do congresso, foram realizados simpósios, workshops, debates, palestras, painéis, apresentação de pesquisas, concursos de soluções tecnológicas, além do concurso de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso.
A tese premiada, intitulada “Mapa de Competências Socioafetivas de Discentes no Ensino Superior em Ambiente Virtual de Aprendizagem”, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE), que possui conceito CAPES 7, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentando uma contribuição para a área de tecnologia digital educacional.

O CTD-IE é um dos eventos mais tradicionais e competitivos na área de Informática na Educação no Brasil. O concurso, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), avalia pesquisas concluídas em todo o país e seleciona os melhores trabalhos nas categorias de teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Na edição de 2025, o processo seletivo foi conduzido em três fases. Na primeira fase, os artigos submetidos foram avaliados por pelo menos três especialistas da área e apenas os trabalhos que atingiram nota mínima de 8 (em uma escala de 0 a 10) avançaram para a etapa seguinte. A segunda fase consistiu em uma análise detalhada e completa das teses. Por fim, na terceira fase, os seis melhores trabalhos classificados realizaram apresentações presenciais no evento para um banca composta por três professores pesquisadores da área.
O professor Rafael esteve entre os seis finalistas na categoria de teses de doutorado. A menção honrosa recebida o posiciona entre os melhores trabalhos de doutorado da área no país. A tese premiada investigou um tema relevante na educação: as competências socioafetivas dos estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem. Com a crescente adoção de tecnologias educacionais e plataformas digitais no ensino superior, compreender como os aspectos afetivos e sociais dos alunos se manifestam nesses ambientes tornou-se fundamental para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem.
Como resultado da classificação, a pesquisa foi publicada como um artigo nos Anais Estendidos do XIV Congresso Brasileiro de Informática na Educação, no Portal SBC OpenLib. O artigo está disponível para consulta pública e pode ser acessado através do portal da SBC (https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie_estendido/article/view/38893).
Esse reconhecimento também evidencia a importância da formação continuada dos docentes e do apoio institucional do IFC à qualificação profissional, permitindo que professores da rede federal de educação desenvolvam pesquisas de alto nível em programas de pós-graduação de referência nacional.